Peixes usam consenso para escolher líderes


Segundo um estudo publicado na revista "Current Biology", os peixes espinhosos esgana-gato (Gasterosteus aculeatus) escolhem seus líderes por consenso .A lógica é simples, populações de peixes que fizerem a melhor escolha - escolhe o melhor líder -obterá o máximo de benefício. LEIA NA ÍNTEGRA

0 comentários:

Desenvolvimento de uma bolacha do mar

Não é preciso dizer nada, as imagens desse vídeo dispensa qualquer comentário.

Assistam, é de arrepiar. O vídeo foi feito pelo mestrando Bruno Vellunti. O vídeo retrata o ciclo de vida da bolacha-do-mar Clypeaster subdepressus e faz parte de um projeto de mestrado pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Os números no canto superior direito mostram quanto a cena foi acelerada. Eu tive a oportunidade de fazer mais ou menos isso na minha graduação, só que foi com ouriços.

O vídeo é Fantástico!


Vida de Bolacha from Bruno Vellutini on Vimeo.

4 comentários:

Mackenzie defende criacionismo em aulas de ciências

Notícia publicada no Folha Online de hoje, informa que o Instituto Presbiteriano Mackenzie, que abrange uma universidade e uma das escolas mais tradicionais de São Paulo, agora assume oficialmente sua posição criacionista, aquela que defende que foi Deus quem criou o universo. A informação é do blog ciência em dia comandado pelo colunista da Folha Marcelo Leite.


De acordo com o jornalista, a direção do Mackenzie não nega os avanços da biologia trazidos pelo darwinismo, mas acredita que é preciso ensinar a seus alunos que há outra explicação, de fundo religioso, para a origem das espécies.Na escola, a doutrina criacionista é apresentada nas aulas de religião e nas de ciências. O texto postado no blog informa que, neste ano, uma série de apostilas adaptadas de material da Associação Internacional das Escolas Cristãs foi usada nos três primeiros anos do ensino fundamental 1.Utilizadas por crianças entre seis e nove anos, a coleção se chama "Crescer em Sabedoria". Na apostila de ciências, um dos itens recebe o título de "O Plano de Deus Para os Ambientes" (eu sinceramente não acredito, é um cúmulo isso). Ainda de acordo com o blog, a direção do Mackenzie justifica a omissão da evolução por seleção natural na apostila argumentando que o tema está previsto apenas para o ensino fundamental 2. Além disso, o material da fase piloto de 2008 foi revisto e a ênfase religiosa, atenuada, mas não excluída.

Darwin, todavia, continua de fora. Só uma dúzia de pais reclamou.


Dá para acreditar nisso?

4 comentários:

Copyright © 2013 ABRIMUS and Blogger Themes.