Psicologia Evolucionista em Festa
Além de excelentes cientistas, não deixaram a desejar nada no forró. Fiquei encantado com a simplicidade e a elegância do trabalho dos dois, e, claro, com as palestras - os dois fazem a argumentação, fazendo um revezamento dos microfones =)
Maria Emília Yamamoto, Martin Daly e Margo Wilson, Carol Weisfeld, Martin Brune, Paulo Nadanovsky, Klaus Jaffe, Haidi Keller, Ricardo Waizbort e Suzana Herculano (a neurocientista do Fantástico) contribuíram com o evento, apresentando e discutindo diversos temas como: os padrões de investimento parental em seres humanos, valor adaptatido no reconhecimento parental, formação de grupos e coalizão, homícidiso, distúbrios psiquiátricos e diferenças/semelhança entre o cérebro humano e de outros primatas não humanos.
O evento foi feito para poucas pessoas, o que permitiu o contato - principalmente dos alunos - com todos os profesores. Deu para tirar foto e conversar com todo mundo.
Além disso, no evento foi feita duas sessões de pôster com os trabalhos de Psicologia Evolucionista e alguns de neurociência. As sessões contaram com um número bem expressivo, cerca de 60 trabalhos no total.

Eu ganhei um livro e estou atualmente lendo. O livro foi feito com a colaboração de inúmeros pesquisadores do Instituto do Milênio. Conta com uma discussão bem diversificada, de fácil acesso sobre as principais características da espécie humana - assim que eu terminar de lê-lo vou postar um texto dedicado exclusivamente ao livro.
Após o simpósio foram realizados alguns workshops onde pesquisadores brasileiros puderam mostrar algumas pesquisas feitas no Brasil e propor colaboração internacional.
Exposição "Vida: Adaptação e Plasticidade"
Antes do simpósio, tratamos de fazer uma exposição didática - como um projeto de extensão universitária - para discutirmos com alunos do Ensino Fundamental II e Médio algumas idéias sobre Evolução Biológica.
No primeiro momento, os alunos participavam de uma atividade interativa com pinças. Nessa dinâmica, o objetivo era ilustrar os conceitos de hereditariedade, variação e reprodução diferencial, ou seja, os pilares da idéia de seleção natural proposto por Charles Darwin.Essa atividade foi conduzida pelos alunos da graduação (biologia e Psicologia) da UFRN.Carol Weisfeld da Universidade de Detroit (EUA) disse esta é melhor atividade que ela já viu para explicar o conceito da seleção natural.
Em seguida, os alunos eram encaminhados para a "árvore da vida". Nesta alunos de graduação discutiam a idéia de ancestralidade comum, idáia também proposta por Charles Darwin. Além disso, era possível ver alguns animais empalhados e interagir com alguns blocos de madeira, os quais, em cada face, tinha uma foto de um ser vivo - demonstrando a imensa biodiversidade.
Por fim, os alunos entravam dentro de uma sala "O quaternário", onde entrava em contato com algumas idéias acerca da evoluçaõ humana. Essa parte da exposição era totalmente multimídia e auto-explicativa - seguindo os estilos modernos dos museus da ciência de todo o mundo
.
Além dos slides dinâmicos, com a ajuda de Felipe Nalon e a Prof. Fívia Lopes, fiz um vídeo, explicando para o vistitante o que é Psicologia Evolucionista. Depois do dia 10 de maio - quando eu voltar do CONPSI em Belém - vamos discutir o futuro dessa exposição que provavelmente será reixibida em outros lugares.
0 comentários: