Bebês tem senso de moral?

Paul Bloom e Kiley Hamlin publicaram um artigo interessante, o qual sugere que os seres humanos têm um sentido moral rudimental desde o "início da vida"
.












Diversos personalidades da ciência como Sigmund Freud, Jean Piaget e Lawrence Kohlberg defenderam, em inúmeras publicações, que os bebês seriam seres amorais. Seria, portanto, uma tarefa da sociedade, especialmente dos pais, transformar os bebês em seres civiliados - criaturas sociais capazes de ter empatia, culpa e vergonha; que podem ultrapassar impulsos egoístas, em nome de princípios superiores de interesse comum.

Para Pul Bloom a moral é "uma síntese do biológico e do cultural, do inato, do descoberto e do inventado. Ele continua [...] Os bebés possuem certas bases morais – a capacidade e a vontade de julgar as acções dos outros, um certo sentido de justiça, respostas intuitivas ao altruísmo e à maldade. Independentemente do nosso nível de inteligência, se não tivermos começado com esta equipagem básica, não seriamos nada mais do que agentes amorais, impulsionados impiedosamente a prosseguir os nossos interesses egoístas. Mas as nossas capacidades como bebés são extremamente limitadas. São os “insights” de indivíduos racionais que tornam uma moralidade verdadeiramente universal e desinteressada algo a que a nossa espécie pode aspirar".

A pesquisa realizada com bebês é bastante simples, elegante e engenhosa.
A pesquisadora apresentou para os bebês um teatro de fantoche que assistia uma cena, na qual havia um personagem que ajudava outro e, outras cenas, em que outro personagem não cooperava. A pesquisadora, depois do teatro, apresentava os personagens para as crianças e foi observado que as mesmas tinha uma tendência a ter uma empatia maior com os personagens que cooperavam. O que me chamou a atenção desse estudo é a simplicidade da metodologia e olho vidrado das crianças. Veja o vídeo abaixo para maiores detalhes.



Fonte: New York Magazines
http://tinyurl.com/2w9tl2f


About the author

Admin
Donec non enim in turpis pulvinar facilisis. Ut felis. Praesent dapibus, neque id cursus faucibus. Aenean fermentum, eget tincidunt.

0 comentários:

Copyright © 2013 ABRIMUS and Blogger Themes.